Missão

Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel” chega a Rio Grande

A embarcação que integra a 37ª Operação Antártica faz sua primeira escala no Porto para reabastecimento dos Módulos Antárticos Emergenciais

O Navio de Apoio Oceanográfico (NApOc) Ary Rongel, atracou nesta terça-feira (30) no Porto de Rio Grande, onde faz a primeira escala antes de partir para a Antártica. Esta é a 37ª Operação da Marinha do Brasil que visa dar suporte ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Sob o comando do capitão de Mar e Guerra Antonio Braz de Souza, o Ary Rongel fará a sua 25ª viagem aos mares austrais. Nessa longa comissão, com o regresso ao Rio de Janeiro previsto para abril de 2019, o "Gigante Vermelho" terá como principais tarefas realizar o apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE), atuar na reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), executar os trabalhos de campo a serem desenvolvidos nos refúgios e acampamentos previstos, além de servir como plataforma para a realização de pesquisas, efetuando lançamentos e recolhimentos de pesquisadores. Para prestar tais suportes, o Navio utilizará os seus botes orgânicos, um Destacamento de Mergulhadores e ainda terá à disposição um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE), com dois helicópteros do tipo Esquilo, Bi-Turbina.

No Rio Grande do Sul
O porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, será a primeira escala do Ary Rongel. No local, será concluído o embarque do material destinado ao reabastecimento dos MAE e serão fornecidas as vestimentas antárticas para os tripulantes e pesquisadores embarcados. Também estão programadas visitas aos portos de Punta Arenas, no Chile, e de Montevidéu, no Uruguai. As atividades científicas envolverão pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do país, que desenvolverão seus projetos utilizando como base, além do próprio Navio, os acampamentos estabelecidos na região.

Origem
O Ary Rongel é o antigo M/V POLAR QUEEN, pertencente à firma norueguesa Rieber Shipping e utilizado, desde a sua construção, em 1981, em expedições no Mar do Norte, no Ártico e na Antártica. Sua aquisição teve como finalidade a substituição do NapOc Barão de Teffé, incorporado à Marinha do Brasil em 1982 e que já operava nessas regiões desde 1957, contribuindo assim para o prosseguimento ao Proantar, realizando atividades de apoio logístico e pesquisas hidroceanográficas. O Gigante Vermelho foi incorporado à Marinha do Brasil em 25 de abril de 1994 e foi projetado para a operação em regiões polares e possui a capacidade de navegar campos de gelo fragmentado.

Características Principais:
- Deslocamento : 1.786t (dwt), 3.628t (grt).
- Dimensões: 75,20m de comprimento, 13,00m de boca e 6,20m de calado.
- Propulsão: diesel; 2 motores diesel de 6 cilindros Krupp-Mak 6M453AK, gerando 4.500 hp e acoplados a 1 eixo com hélice de 4 pás com passo controlável. Equipado com 2 bow e 1 stern thrusters.
- Facilidade de manobra – possui um leme acionado hidraulicamente. O piloto automático, associado aos thrusters e ao joystic, permitem ao Navio permanecer num rumo constante ou aproado a uma determinada direção.
- Combustível – 1.038.000 litros.
- Eletricidade – 1 gerador de 1.320 kW, 2 de 200kW e 1 de 60 kW.
- Velocidade: máxima de 14,5 nós.
- Raio de ação: 22.872 milhas náuticas a 11 nós e 98 dias de autonomia.
- Equipamentos: possui uma porta de carga lateral, no porão superior, a bombordo, medindo 3,5 x 3m; dois guindastes, um com capacidade dpara 3,2 toneladas e outro para 800kg, um pau de carga com capacidade para 19 toneladas, um guincho Oceanográfico. Tem capacidade de carga de 1.254m3 em dois porões.
- Aeronaves: 2 helicópteros Helibras UH-13 Esquilo.
- Código Internacional de Chamadas: PWAR
- Tripulação: 104 militares, sendo 27 oficiais e 77 praças. Possui acomodações para mais de 27 pessoas, dentre pesquisadores, coordenadores da SECIRM, oficiais de intercâmbio de marinhas amigas, órgãos de apoio e mídia.

Equipamentos Científicos:
- Ecobatímetro de Navegação Furuno FE-700;
- Ecobatímetro Hidrográfico EA-600;
- Guincho Central Karm (Subdividido em dois sistemas: o Oceanográfico e o geológico);
- Guincho Lateral ENQUIP;
- Termossalinógrafo;
- Lançador de XBT;
- Estação Meteorológica MAWS410; e
- Ultrafreezer COLDLAB.

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